Arte nos HTPC

Quem possui uma carga horária maior do que 10 horas-aula semanais na Rede Estadual de Ensino (SP), é presenteado com uma reunião semanal com o corpo docente da escola e a coordenação. A essa reunião é dado o nome HTPC, ou horas de trabalho pedagógico coletivo.

Os HTPC normalmente provocam uma série de queixas dos professores, tanto durante a reunião quanto fora dela. Isso porque as reuniões são pouco produtivas. Na realidade, quase todos os professores vão para o HTPC como se fosse uma perda de tempo de forma que, mesmo quando tem potencial para se debater questões importantes e se tomar decisões importantes para a escola, a reunião acaba sendo desperdiçada.

Neste meu primeiro ano de experiência na Rede, tentei contribuir como pude nessas reuniões. Normalmente muito calado, me limitei a representar em desenhos alguns momentos que me chamaram a atenção ao longo dessas reuniões. Desenhar foi o remédio que encontrei para ficar acordado enquanto os professores desabafam, faziam reclamações vãs, falavam mal do próprio emprego ou criticavam os alunos e sua postura desajustada à escola.

Resolvi escanear os desenhos e compartilhá-los com os dois ou três leitores deste blog. Não sou desenhista, portanto, não esperem técnicas ou algo mais elaborado do que mera arte rupestre no que virá a seguir.

Uma professora se queixou das garotas que se beijavam no pátio durante os intervalos; segundo a docente, os homossexuais sentiam uma necessidade maior de se mostrar, fazendo com que desrespeitassem os outros muito mais do que normalmente fazem os héteros.

Um cartaz que eu pagaria para ver o Estado colocando em todas as salas de aula da Rede.

Conheça o caráter elitista do projeto Ismart e entenda a charge: http://www.ismart.org.br/ . Uma professora fez questão de que a escola abarcasse o projeto.

Cansei de ouvir que nós, educadores, "somos a elite pensante do país", como argumento para que alinhássemos nossa ética à da direção. Diante disso, tentei fazer uma pirâmide social da forma menos fascista possível.

Um debate com argumentações complexas me levou a imaginar essa placa para a sala do HTPC.

Ver alguém na escola defender o papel FUNDAMENTAL da religião na formação dos alunos, por mais que isso não seja nenhuma surpresa, me deixou perplexo pelo menos naquele momento.

"Você acredita em Deus? Então você acredita em milagres."

Em uma conversa com alguns alunos, descobri que eles querem aprender a seguir regras e que esperam os professores serem disciplinadores, impondo limites e punindo sempre que possível. Quando questionados sobre maior liberdade em alguns momentos na escola, falaram que isso não é importante pois o mundo lá fora cobra respeitos às regras, na família, no trabalho etc.

Anúncios

10 comentários sobre “Arte nos HTPC

  1. Que bizarro!
    Professores achando que homossexualidade é desrespeito. Outro querendo propor projetos elitistas de educação, e alunos explicitamente clamando por totalitarismo na sala-de-aula…
    Depois de humilhar os professores nas greves recentes, no plano de carreira, não era para esperar que os professores fossem tão dóceis e tão pró-sistema.
    Tiago, você dá aula para viver, ou também para fazer um trabalho político na educação estadual?

    Seja lá o que for, lhe desejo boa sorte e boa dose de paciência.
    Que um dia você colha os frutos do seu trabalho de formiguinha!

    Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
    Atenágoras Souza Silva.

  2. Maneiro! acho que os desenhos dizem muita coisa, em especial o penúltimo. Muito louco.
    A tática de desenhar os aburdos durante as reuniões é ótima. Deixa nítida a imbecilidade humana.
    Abração!
    Maykon
    amenidadescronicas.blogspot.com

  3. Bem interessantes os desenhos Profº… Com sua autorização utilizarei as imagens, sem os comentários, para abrir algumas discuções em meus HTPC’s, pois sou Coordenador Pedagógico e sei o quanto é difícil focar as discussões no aprendizado do aluno, e aí acabo me deparando com seus desenhos nos meus HTPC’s…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s