Autônomos FC

Mafalda: mascote do Autônomos FC

O Autônomos FC é um time paulistano de futebol de várzea formado em 2006 por amigos que tinham em comum ideais libertários.

Conheci esse time pela revista esportiva Invictus, em uma reportagem que mostrava o time como uma autogestão, premissa não muito comum no futebol atual, tanto profissional quanto no amador. Aquela reportagem me chamou a atenção, até porque os integrantes do time tinham uma banda com um som que me agradava. Para mim era inusitado pessoas que gostavam de futebol, punk rock e com ideais libertários unirem todos esses ingredientes em um mesmo caldo, e me pareceu fantástica a concretização dessa proposta.

Tempos depois, acompanhando o blog Passa Palavra, ouvi falar novamente do Autônomos. Dessa vez, eles promoviam eventos em São Paulo com a participação de um time de futebol amador vindo de Bristol, Inglaterra, chamado Easton Cowboys & Cowgirls. O pessoal do Easton saiu do berço do futebol para conhecer de perto o time brasileiro que, assim como eles, levantavam bandeiras libertárias em seus jogos e atividades.

Na época, eu estava particularmente interessado em participar de um time de várzea qualquer, não apenas para jogar mais futebol, mas também para jogar futebol fora da universidade, buscando conhecer pessoas e ideias diferentes daquelas com que eu convivia até então.

A possibilidade de conhecer o Autônomos veio a calhar. Para completar, no blog há o seguinte convite: “se você sabe jogar e curte a idéia de um time autogestionado, se auto-convoque enviando um email”. Não pensei duas vezes: procurei descobrir quando e onde seria o próximo jogo e fui conhecê-los. Na ocasião, já portando chuteira, caneleira e todo material necessário para entrar em campo, participei dos 15 minutos finais de uma partida contra o SPAC, em seu campo na zona sul. Desde então, tenho feito parte do plantel do Autônomos. Todo sábado e quase toda terça-feira me reúno aos outros jogadores em sua sede, o glorioso Bicudão, ou em outros campos da Grande São Paulo, em um ritual que mantém acesa a chama do futebol do povo e contra o futebol moderno – bandeira que o time não cansa de hastear. Devo dizer aqui que agradeço muito a todos do time por terem me aceitado e me acolhido, mesmo tendo eu chegado como penetra, sem convite algum.

Auto na Europa

Em agosto haverá um campeonato de futebol amador na Inglaterra, o Yorkshire’s Alternative Word Cup 2010. O Easton Cowboys convidou o Autônomos para participar desse campeonato. É duro de acreditar, mas no dia 30 de julho, formando um grupo de 26 pessoas, embarcaremos para Bristol; lá seremos recebidos pelo Easton, com quem iremos à cidade de York no dia 6 de agosto para participar da Copa do Mundo Alternativa com outros times europeus de futebol amador.

Viajar para outro país para jogar futebol pelo Autônomos exige não apenas uma festa para comemorar essa oportunidade, mas também uma arrecadação para cobrir gastos com os quais teremos de lidar (apesar da ajuda dos ingleses). É com esse mote que haverá uma festa no sábado, 24/julho, no Espaço Impróprio, com shows de bandas convidadas e outras formadas por jogadores do Autônomos, além de outras atrações – sorteios de camisas do time, inauguração da sala de troféus e exibição de vídeos do Autônomos.

É uma oportunidade ímpar para conhecer o Autônomos, seus jogadores e confraternizar com todos, aproveitando esse inefável momento – talvez o mais importante da história do time de várzea autogestionado mais querido de São Paulo. Para mim, pelo menos, é o mais querido.

Para mais informações sobre o Autônomos FC, acesse autonomosfc.com.br. Há também um breve documentário de 2009 sobre o time, feito em um sábado em um jogo no campo do Vila Paulina. Para assisti-lo, basta clicar no vídeo abaixo.

6 comentários sobre “Autônomos FC

  1. Olá Tiago, tudo bem?
    Pronto, quando alguém perguntar para que time eu torço, eu já posso falar um time brasileiro, além do Livorno!

    Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
    Atenágoras Souza Silva.

  2. Grande Zé,

    que maravilha, hein!?

    Você tá realizando o sonho de muito jogador profissional. Jogar na Europa!

    Fiquei muito contente por você.

    Sucessos e faça muitos gols por lá!
    Traga fotos também!

    Um grande abraço.

Deixe um comentário

