Dois Paraguais

O que acontece se você deixar o PSDB por 14 anos governando um estado? Nasce mais um Paraguai na América do Sul.

Estranho? Veja ao lado a foto (extraída da FSP) do mapa contido em uma apostila distribuída pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEESP) como material complementar aos alunos e professores de sua rede de ensino. Nela há dois Paraguais – um deles foi trocado pelo Uruguai e o outro “roubou” um pedaço da Bolívia, sendo que nenhum deles corresponde ao território verdadeiro.

Quem foi o responsável por isso? As apostilas foram confeccionadas pela Fundação Vanzolini e o conteúdo foi selecionado por pessoas escolhidas pela SEESP. Obviamente a Fundação arcará com os custos (como mostra esta matéria da FSP), pois é o lado mais fraco da corda. Mas a responsabilidade de escolher pessoas (in)competentes para criar o material é da Secretaria, que além disso acabou aprovando o material com pelo menos essa falha no conteúdo. Ou seja, cagou na entrada e na saída. Não foi uma impressão borrada, uma página faltando ou uma falha tipográfica, mas sim um mapa errado, o que é bem mais grave.

Ora, o presidente Lula é diariamente achovalhado por algumas vezes não ter seguido a norma culta da língua portuguesa (e também por vezes que não o fez) e por isso é tratado como uma pessoa ignorante. Circulam em nossos emails uma série de placas e mensagens contendo fugas do português formal. Vemos frequentemente as pessoas ridicularizando outras por não saberem as regras de nossa língua – quem nunca riu de um erro alheio ou chamou outrem de burro? Esse tipo de comportamento é bem aceito, faz parte da nossa cultura. Mas até agora ninguém se preocupou em ridicularizar a secretária de educação ou o governador.

Falei sobre esse mapa com vários amigos e vários deles não tinham ouvido falar sobre esse problema. Não são pessoas que se dedicam à busca aprofundada por notíticas mas que considero bem informadas. Os jornais tratam esse caso como secundário, com menos destaque do que a redução de juros nos EUA, apesar de talvez não ser menos importante. Isso é mais um sinal do esforço que a imprensa faz para blindar a imagem do futuro candidato a presidência pelo PSDB. Daqui a um pouco menos de dois anos veremos o atual governador concorrendo ao maior cargo do poder executivo nacional e sem dúvida a apostila malfeita não será lembrada; ninguém ousará apontar o dedo para o fracasso educacional que o estado nos enfia goela abaixo há mais de uma década ou para qualquer outra falha política do PSDB (como a compra de milhares de assinaturas de revistas da Abril sem abertura de licitação). O descaso com a educação não é de agora, basta ver a expansão de vagas das ETEs e FATECs sem aumento de verba, da aprovação continuada (transformada em aprovação automática), da política de números em detrimento da qualidade do ensino, dentre tantos outros desleixos com nosso ensino. Em outra situação, esses episódios seriam um belo banquete para satisfazer os anseios de poder vislumbrados pelos abutres da mídia elitista, conservadora e golpista que hoje, ao contrário, se ocupa em preservar a imagem do governador José Serra, seu amigo do peito e do bolso.

No final das contas, nem assim a Bolívia conseguiu uma saída pro mar…

Mais: Jornal argentino brinca com erro da apostila

Anúncios

Um comentário sobre “Dois Paraguais

  1. Tiago,

    Concordo com você em praticamente tudo. Porém, acho que seria imperdoável se as apostilas não fossem refeitas. O erro existiu, mas deve envolver alguns “peões” da obra. O “engenheiro” está, como vc disse, blindado.
    Creio que a sua argumentação que parte de um erro em uma apostila até a crítica ao J. Serra muito distante. Se você iniciasse a discussão com a apostila e falasse sobre o funcionalismo público seria mais lógico e o salto menor.

    Valeu!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s